quarta-feira, 13 de novembro de 2024

NOVENÁRIO E FESTA EM HONRA A NOSSA SENHORA DE GUADALUPE 2024


Queridos irmãos e irmãs, estamos as portas de mais uma Festa de Nossa Padroeira Paroquial e vamos juntos celebrar de 03 à 11 de dezembro de 2024, com muita Fé e Alegria a Novena Preparatória para a Festa em Honra à Nossa Senhora de Guadalupe, Igreja esta localizada no Bairro Boa Vista em Ilhéus, e lembramos que ela é de igual modo Padroeira da América Latina. Neste ano, a Novena terá como Tema Central: “Mãe de Guadalupe, Acolhei-nos Como Peregrinos de Esperança”, inspirado no Tema do Ano Jubilar, escolhido pelo Papa Francisco que é: “Peregrinos da Esperança”, que a Igreja irá celebrar no ano de 2025. 

A cada dia, na Companhia de Nossa Senhora, somos convidados a Celebrar o Ano da Graça do Senhor, da Reconciliação, do Recomeço, da Esperança; a nos conectarmos com Deus e com os irmãos; a viver o novo que o Ano Jubilar nos propõe. 

Assim, nesta alegria, convidamos toda comunidade Católica para participar deste Momento Festivo em nossa Comunidade Paroquial, todas as noites na Igreja dedicada a Nossa Senhora de Guadalupe. Contamos com a presença de todos.

Em Cristo! Pe. Gilvan Ivo

e Comissão de Festa 2024

 PROGRAMAÇÃO DA NOVENA E FESTA 

03/12/2024 - 1ª Noite - Terça-Feira - às 19:00h

Subtema: “Com a Mãe de Guadalupe, Somos Peregrinos da Esperança”

Textos Bíblicos: Liturgia do Dia

Dedicada: Aos Moradores da Rua Edmond Darwich

Convidados da noite: Paróquia Santa Rita de Cássia, Paróquia Santíssima Trindade (Vilela), Movimento: Mães que Oram Pelos Filhos, Catequistas e Catequizandos.

Ação Solidária: Feijão 

04/12/2024 - 2ª Noite - Quarta-Feira - às 19:00h

Subtema: “Virgem Cheia de Graça, nos Conduza até a Porta Santa, que é Jesus”

Textos Bíblicos: Liturgia do Dia

Dedicada: Aos Moradores da Rua Raymundo Amaral Pacheco

Convidados da noite: Paróquia São Francisco, Paróquia Nossa Senhora da Escada, Comerciantes e Comerciários, Rotary Club de Ilhéus e Escola Modrian.

Ação Solidária: Arroz 

05/12/2024 - 3ª Noite - Quinta-Feira às - 19:00h

Subtema: “Mãe de Guadalupe, Fazei-nos Fiéis a Tudo o que ele nos Disser”

Textos Bíblicos: Liturgia do Dia

Dedicada: Aos Moradores do Condomínio do Bairro Boa Vista.

Convidados da noite: Paróquia Santo Antônio da Barra, Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Iguape), Marinha, Exército, Polícia Militar, Civil e Bombeiros.

Ação Solidária: Óleo e Biscoito 

06/12/2024 - 4ª Noite - Sexta-Feira - às 19:00h

Subtema: “Busquemos com Nossa Senhora de Guadalupe ter Fé, Esperança e Caridade”

Textos Bíblicos: Liturgia do Dia

Dedicada: Aos Moradores da Rua Amélia Pacheco Soub.

Convidados da Noite: Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Apostolado da Oração de Ilhéus, Fazenda da Esperança e Renovação Carismática Católica.

Ação Solidária: Macarrão e Açúcar 

07/12/2024 - 5ª Noite - Sábado - às 19:00h

Subtema: “Mãe de Guadalupe, Fazei-nos Peregrinos da Reconciliação e do Perdão”

Textos Bíblicos: Liturgia do Dia

Dedicada: Aos Moradores da Rua Ruy Cajueiro

Convidados da Noite: Paróquia de São Jorge e Catedral, Capelania de Nossa Senhora da Piedade, Comunidade São Tiago (Alto da Tapera), Comunidade Nossa Senhora de Fátima (Cidade Nova) e Movimento de Cursilho de Cristandade (Adulto e Jovem)

Ação Solidária: Charque 

08/12/2024 - 6ª Noite - Domingo - às 19:00h

Subtema: “Mãe de Guadalupe, Fazei-nos Peregrinos, Portadores da Justiça e da Paz”.

Textos Bíblicos: Liturgia do Dia

Dedicada: Aos Moradores da Rua Lúcio Bittencourt e a Juventude da Paróquia

Convidados da Noite: Seminário São Jorge, Instituto Missionário Nossa Senhora da Aurora (INSA), Comunidade Novo Céu, Movimentos: Mãe Rainha e Legião de Maria, Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário

Ação Solidária: Macarrão e Açúcar 

09/12/2024 - 7ª Noite - Segunda-Feira - 19:00h

Subtema: “Com a Mãe de Guadalupe, Padroeira da América Latina, Somos Peregrinos Comunicadores da Palavra”

Textos Bíblicos: Liturgia do Dia

Dedicada: Aos Moradores da Rua 28 de Junho

Convidados da Noite: Paróquia Santa Terezinha, Paróquia São Paulo Apóstolo, Grupo Maria do Silêncio, Lions Clube de Ilhéus, Coral Dom Eduardo e Pia União de Santo Antônio.

Ação Solidária: Café e Leite em Pó 

10/12/2024 - 8ª Noite - Terça-Feira - às 19:00h

Subtema: “Com Maria, Somos Peregrinos Cheios do Espírito Santo Levando à Esperança”

Textos Bíblicos: Liturgia do Dia

Dedicada: Aos Moradores da Rua e Travessas Manoel Fontes Nabuco.

Convidados da Noite: Paróquia do Pontal, Movimento Caminhando com a Virgem Maria, Terço dos Homens de Ilhéus e Pastoral Familiar de Ilhéus

Ação Solidária: Floco de Milho e Carne de Soja 

11/12/2024 - 9ª Noite - Quarta-Feira - às 19:00h

Subtema: “Mãe de Guadalupe, Envia-nos Como Filhos de Deus, Peregrinos da Esperança”.

Textos Bíblicos: Liturgia do Dia

Dedicada: Aos Moradores das Ruas Albertina Pacheco e Osório de Carvalho

Convidados da Noite: Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Banco da Vitória), Dizimistas da Paróquia, Pastoral do Dízimo, Professores, Escolas (Municipais, Estaduais e Particulares)

Ação Solidária: Produtos de Limpeza 

12/12/2024 - QUINTA-FEIRA

DIA CONSAGRADO A NOSSA SENHORA DE GUADALUPE. 

06:30h - Ofício da Imaculada Conceição

12:00h - Oração do Ângelus - Oração do Terço - Mistérios Luminosos

18:00h - Caminhada de Fé e Devoção

19:00h - Solene Celebração Eucarística 

OREMOS

Te Louvamos ó Maria, Mãe dos Peregrinos, de um Povo em Romaria que marcha para o Céu. Jesus é a Porta Santa, caminho para o Pai; e, Vós, ó Maria, sois o Farol Que a nossa vida iluminais. A Fé que aqui nos trouxe, e aqui nós professamos é a fé em Jesus Cristo, em quem nós confiamos.

Amém!

quinta-feira, 10 de outubro de 2024

VISITA DA IMAGEM DO BOM JESUS DA LAPA

 


No Período de 17 a 20 de outubro a imagem do Bom Jesus da Lapa, estará mais uma vez visitando a Diocese e a Cidade de Ilhéus, desta vez será no Santuário Nossa Senhora das Vitórias no Alto Teresópolis, que faz parte da Paróquia São Jorge. Para este grande momento, também foi preparada uma bela Programação, inclusive com visitas ao Hospital São José e também aos velhinhos do Abrigo São Vicente de Paulo no Bairro da Conquista, confira a mesma logo abaixo!

PROGRAMAÇÃO

17 de outubro de 2024 – Quinta-feira – Bom Jesus Veio Nos Visitar!
18h30 - Acolhida da Imagem – Igreja Matriz de São Jorge
19h00 - Procissão para o Santuário de Nossa Senhora das Vitórias
19h30 - Missa Festiva de Acolhida

18 de outubro de 2024 – Sexta-feira – Bom Jesus e os Estudantes!
09h00 - Visita ao Instituto Nossa Senhora da Piedade
15h00 - Visita ao Hospital São José
09h00 - Confissões durante todo o dia.
19h00 - Missa (Benção dos Objetos Devocionais)

19 de outubro de 2024 – Sábado – Bom Jesus e as Famílias
07h00 - Missa das Intenções
10h00 - Visita aos Idosos - Abrigo São Vicente
17h00 - Missas com as Crianças e Famílias.

20 de outubro de 2024 – 111 anos da Criação da Diocese de Ilhéus
Bom Jesus e os Romeiros – Peregrinos da Esperança
07h00 - Solene Procissão com os Romeiros do Bom Jesus - Santuário
08h30 - Missa de Encerramento e Ação de Graças - Catedral de São Sebastião

terça-feira, 8 de outubro de 2024

69 Anos da Comunidade Nossa Senhora de Fátima em Ilhéus

 


📌Venham Todos Participar deste Momento de Ação de Graças de Nossa Comunidade. São 69 Anos de Evangelização no Bairro Cidade Nova em Ilhéus.

segunda-feira, 15 de julho de 2024

FESTA DE SÃO TIAGO MAIOR – PRIMEIRO APOSTOLO E MÁRTIR DA IGREJA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE GUADALUPE - PADROEIRO DO BAIRRO DA TAPERA EM ILHÉUS.



UM POUCO DA HISTÓRIA DO PADROEIRO - No dia 25 de julho a Igreja Celebra a Festa de um dos grandes Apóstolos de Jesus Cristo, São Tiago Maior. Tiago nasceu na Galileia e era filho de Zebedeu e Salomé, segundo as Sagradas Escrituras, era irmão de João Evangelista, ambos pescadores. É sempre citado como um dos três primeiros apóstolos, juntamente com Pedro e André, É chamado de “maior” por causa do apóstolo homônimo, Tiago, filho de Alfeu, conhecido como “menor”.

Depois da Ressurreição de Cristo, Tiago foi para a Espanha para Evangelizar. Mais tarde, voltou a Jerusalém, local onde foi preso e morto durante a Festa da Páscoa no ano 42. A sua morte está descrita nos Atos dos Apóstolos: “Naquele tempo, o Rei Herodes começou a perseguir alguns membros da Igreja. Mandou matar, com a espada, Tiago, irmão de João” (At 12,1-2). Assim, Tiago, o Maior, tornou-se o primeiro dos Apóstolos a morrer pela Fé em Jesus Cristo. Seu corpo foi trasladado para a Espanha.

A FESTA DO PADROEIRO EM ILHÉUS – Este tão digníssimo Apostolo, é celebrado aqui em Ilhéus, no Bairro Alto da Tapera, que tem o seu acesso na Rua da Embasa, que fica na subida próximo ao Supermercado Itão de Ilhéus. No período do dia 22 a 24 de Julho, sempre às 19h00, será realizado o Tríduo Preparatório para a Festa que este ano terá como Tema Central: A Fé que Celebramos e Professamos nos Sinais Sacramentais. Esta será mais uma grande oportunidade, para estudarmos e nos aprofundarmos neste grande exemplo de Fé e do Amor da Igreja, pois o seu objetivo é nos Consagramos Como Filhos de Deus.

DIA DA FESTA – no dia 25 de julho, que é consagrado a São Tiago Maior, teremos uma programação recheada para o nosso Padroeiro; começaremos às 06h00 com uma Alvorada Festiva; 18h00 a Tradicional Caminhada de Fé, pelas Ruas do Bairro e às 19h00a Missa Solene, Presidida pelo Nosso Pároco, o Padre Gilvan Ivo.

A COMUNIDADE – Em um breve relato, podemos assim expressar que esta Comunidade, durante os anos 90, pertencia a Paróquia Santa Rita de Cássia, no Bairro da conquista, aonde chegou a ser ministrada uma turma de Catequese, que infelizmente não teve o seu prosseguimento; com o passar dos anos a Paróquia por motivos de foça maior, deixou de lado.

Com a chegada do Padre Joselito a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, assumiu aquela Região Eclesiástica, que logo após a saída do mesmo voltou a ficar fechada e em 2023, com a chegada do Padre Nilton Conceição à Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, o templo se reabriu e o Povo voltou a frequentar, hoje está como Pároco o Padre Gilvan Ivo, que segue os trabalhos.

Hoje o Bairro da Tapera, possui dois Padroeiros: Nossa Senhora das Graças, Celebrada no Mês de Novembro e São Tiago Maior. A Comunidade de Nossa Senhora das Graças está sob a jurisdição da Paróquia Nossa Senhora Aparecida no Malhado (Pároco: Padre Marcio Luciano), enquanto que a Comunidade São Tiago pertence a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe (Pároco: Padre Gilvan Ivo) no Bairro Boa Vista.

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA DA FESTA






Por
PASCOM – Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe

segunda-feira, 22 de abril de 2024

ANO SANTO JUBILAR 2025 - CNBB - Regional Nordeste Três (Bahia e Sergipe)


Em preparação ao Ano Santo Jubilar, que será celebrado em 2025, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia, através do Vicariato Episcopal para a Pastoral, enviou uma carta às Instâncias Articuladoras dos Serviços Arquidiocesanos com orientações e programações para este tempo, que é chamado de Ano da Oração.

Estudo dos Documentos do Concílio Vaticano II e Lives Formativas fazem parte das Ações que serão desenvolvidas ainda em 2024.

Acesse o nosso site e confira: Site da Arquidiocese de Salvador

terça-feira, 16 de abril de 2024

Festa de Nossa Senhora de Fátima 2024



A Festa de Nossa Senhora de Fátima, Padroeira do Bairro Cidade Nova em Ilhéus, começa no sábado dia 04 de maio e vai até a segunda-feira dia 13 de maio. Neste ano estaremos estudando e relembrando uma das grandes maravilhas da Igreja, que são os Sete Sacramentos, especialmente aqueles relacionados a Iniciação Cristã, ou seja: O Batismo, A Crisma e a Primeira Eucaristia.

No período de 04 a 12 de maio teremos o nosso Novenário Preparatório, sempre às 19h00, onde estaremos refletindo sob a Luz do Tema: “A Fé que Professamos e Celebramos nos Sinais Sacramentais”, seremos conduzidos uma nova reflexão a respeito do nosso compromisso com a Fé e o Reino de Deus.

O nosso Pároco o Padre Gilvan Ivo e toda a Comunidade, Convida a todas as Paróquias e Comunidades localizadas na Cidade de Ilhéus a participarem deste Momento de Festa em Louvor a Padroeira desta Comunidade criada no dia 12 de outubro de 1954, que estar prestes a comemorar os seus 70 anos de existência, no ano de 2025, em nossa Diocese de Ilhéus.

No dia 13 de maio, dia Consagrado a nossa Padroeira, teremos a tradicional Caminhada de Fé, às 17h00 e logo em seguida a Missa Festiva.

O evento é realizado e Coordenado pela Comissão de Festa da Comunidade, que pertence a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, na Forania Ilhéus Sul.

Por PASCOM (Pastoral da Comunicação)
Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe 
Forania Ilhéus Sul
Bairro: Boa Vista/Ilhéus





sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

CONHEÇA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024, CUJO TEMA É: “FRATERNIDADE E AMIZADE SOCIAL


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou nesta terça-feira, 25 de julho, o cartaz e a oração da Campanha da Fraternidade 2024. Inspirada na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, a Campanha da Fraternidade (CF) de 2024 tem como tema: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt. 23, 8). Este tema e lema foram escolhidos pelo Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em novembro de 2022.

De acordo com o bispo auxiliar da arquidiocese de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, o tema e o lema da Campanha da Fraternidade 2024 refletem a preocupação do episcopado brasileiro em aprofundar a fraternidade como contraponto ao processo de divisão, ódio, guerras e indiferença que tem marcado a sociedade brasileira e o mundo.

A Campanha da Fraternidade, dentro do caminho penitencial da Igreja, propõe também durante a Quaresma do próximo ano, um convite de conversão à amizade social e ao reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs.

Elementos do Cartaz


O cartaz, criado pelos jovens de Brasília (DF) Samuel Sales e Wanderley Santana, apresenta o cenário da comunidade como uma casa, espaço onde acolhe-se os irmãos e irmãs para a partilha do alimento e da vida.

A mesa, ao redor da qual todos se encontram – indígenas, negros, brancos, homens, mulheres, gestante, crianças, jovens, cadeirante, adultos e idosos – remete ao sacramento da amizade de Deus com a humanidade.

O símbolo maior da comunidade é a celebração da fé ao redor de uma mesa, com pão, vinho e fraternidade. Os alimentos na mesa, típicos da dieta mediterrânica, recordam as refeições de Jesus. As janelas apontam uma casa aberta aos desafios do mundo e da realidade.

No meio da cena está o Papa Francisco, com sua bengala. Esta imagem expressa aquele que assume suas limitações e propõe ao mundo a amizade social por meio de sua Encíclica Fratelli Tutti. Ele mostra que é um caminho necessário para garantir a boa convivência e a subsistência de todos os seres humanos.

O Santo Padre usa a cruz de dom Helder Câmara, que participou da fundação da CNBB em 1952, no Rio de Janeiro, sendo o primeiro secretário-geral da Conferência. Esta imagem recorda as semelhanças entre estes dois grandes homens de fé, que tanto colaboraram e colaboram com a história da CNBB e da Igreja no Brasil e no Mundo.

O cartaz convida também ao gesto concreto da Campanha da Fraternidade: a doação à Coleta Nacional da Solidariedade que acontecerá no dia 24 de março de 2024, Domingo de Ramos e da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. A coleta fortalece os Fundos Diocesanos e Nacional de Solidariedade, que colaboram com centenas de projetos sociais por todo o Brasil, sempre ligados ao tema da CF de cada ano.

60 anos das Campanhas da Fraternidade

A cruz de dom Helder é também uma recordação para marcar os 60 anos da Campanha da Fraternidade, celebrada nacionalmente pela primeira vez em 1964. A Campanha da Fraternidade foi criada por dom Eugênio Sales, na época Arcebispo da arquidiocese de Natal (RN). E teve com dom Helder, então secretário-geral da CNBB, o grande esforço pastoral em torná-la nacional, sendo assumida por toda Igreja no Brasil.

O coordenador do Setor de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul, enfatiza que desde 1964, portanto há 60 anos, a CF vem mobilizando todo o Brasil num verdadeiro mutirão de evangelização e de conversão.

“Todos nós temos alguma memória agradecida desses 60 anos: um cartaz, a letra ou a música de um hino, uma oração, um parágrafo de um texto-base, uma experiência vivida numa campanha que mexeu conosco e nos ajudou a crescer na fé e no seguimento de Jesus”, relembra.

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

O Papa: Que o Homem não se Torne Alimento Para os Algoritmos


A mensagem de Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais é dedicada ao tema da Inteligência Artificial e a sabedoria do coração. Segundo o Pontífice, "apenas recuperando uma sabedoria do coração é que poderemos ler e interpretar a novidade do nosso tempo e descobrir o caminho para uma comunicação plenamente humana".

Mariangela Jaguraba - Vatican News

Foi divulgada, nesta quarta-feira (24/01/2024), a mensagem do Papa Francisco para o 58° Dia Mundial das Comunicações Sociais intitulada "Inteligência artificial e sabedoria do coração: para uma comunicação plenamente humana" que será celebrado no domingo 12 de maio próximo.

Francisco inicia o texto, ressaltando que "a rápida difusão de maravilhosas invenções, cujo funcionamento e potencialidades são indecifráveis para a maior parte de nós, suscita um espanto que oscila entre entusiasmo e desorientação e põe-nos inevitavelmente diante de questões fundamentais: O que é então o homem, qual é a sua especificidade e qual será o futuro desta nossa espécie chamada homo sapiens na era das inteligências artificiais? Como podemos permanecer plenamente humanos e orientar para o bem a mudança cultural em curso?"
A sabedoria que dá gosto à vida

"Neste tempo que corre o risco de ser rico em técnica e pobre em humanidade, a nossa reflexão só pode partir do coração humano", escreve ainda o Pontífice. "Somente dotando-nos de um olhar espiritual, apenas recuperando uma sabedoria do coração é que poderemos ler e interpretar a novidade do nosso tempo e descobrir o caminho para uma comunicação plenamente humana", ressalta.

Segundo o Papa, "a sabedoria do coração é a virtude que nos permite combinar o todo com as partes, as decisões com as suas consequências, as grandezas com as fragilidades, o passado com o futuro, o eu com o nós".

Esta sabedoria do coração "é um dom do Espírito Santo, que permite ver as coisas com os olhos de Deus, compreender as interligações, as situações, os acontecimentos e descobrir o seu sentido. Sem esta sabedoria, a existência torna-se insípida, pois é precisamente a sabedoria que dá gosto à vida: a sua raiz latina sapere associa-a ao sabor".
Cada coisa nas mãos do homem torna-se oportunidade ou perigo

De acordo com Francisco, "não podemos esperar esta sabedoria das máquinas. Embora o termo inteligência artificial já tenha suplantado o termo mais correto utilizado na literatura científica de machine learning (aprendizagem automática), o próprio uso da palavra «inteligência» é falacioso. É certo que as máquinas têm uma capacidade imensamente maior que os seres humanos de memorizar os dados e relacioná-los entre si, mas compete ao homem, e só a ele, descodificar o seu sentido.
“Não se trata, pois, de exigir das máquinas que pareçam humanas; mas de despertar o homem da hipnose em que cai devido ao seu delírio de onipotência, crendo-se sujeito totalmente autônomo e autorreferencial, separado de toda a ligação social e esquecido da sua condição de criatura.”

O Papa escreve ainda na mensagem que "cada coisa nas mãos do homem torna-se oportunidade ou perigo, segundo a orientação do coração. Os sistemas de inteligência artificial podem contribuir para o processo de libertação da ignorância e facilitar a troca de informações entre diferentes povos e gerações. Por exemplo, podem tornar acessível e compreensível um patrimônio enorme de conhecimentos, escrito em épocas passadas, ou permitir às pessoas comunicarem em línguas que lhes são desconhecidas".

Ao mesmo tempo "podem ser instrumentos de «poluição cognitiva», alteração da realidade através de narrações parcial ou totalmente falsas, mas acreditadas – e partilhadas – como se fossem verdadeiras. Basta pensar no problema da desinformação que enfrentamos, há anos, no caso das fake news e que hoje se serve da deep fake, isto é, da criação e divulgação de imagens que parecem perfeitamente plausíveis, mas são falsas ou mensagens-áudio que usam a voz de uma pessoa, dizendo coisas que ela própria nunca disse. A simulação, que está na base destes programas, pode ser útil em alguns campos específicos, mas torna-se perversa quando distorce as relações com os outros e com a realidade".
Efeitos socialmente injustos da inteligência artificial

Segundo o Papa, "é importante ter a possibilidade de perceber, compreender e regulamentar instrumentos que, em mãos erradas, poderiam abrir cenários negativos. Os algoritmos, como tudo o mais que sai da mente e das mãos do homem, não são neutros. Por isso é necessário prevenir propondo modelos de regulamentação ética para contornar os efeitos danosos, discriminadores e socialmente injustos dos sistemas de inteligência artificial e contrastar a sua utilização para a redução do pluralismo, a polarização da opinião pública ou a construção do pensamento único".

A esse propósito, Francisco exorta a "Comunidade das Nações a trabalhar unida para adotar um tratado internacional vinculativo, que regule o desenvolvimento e o uso da inteligência artificial nas suas variadas formas". "Entretanto, como em todo o âmbito humano, não é suficiente a regulamentação", sublinha.
Não reduzir as pessoas a dados

O Papa escreve em sua mensagem que "somos chamados a crescer juntos, em humanidade e como humanidade. O desafio que temos diante de nós é realizar um salto de qualidade para estarmos à altura de uma sociedade complexa, multiétnica, pluralista, multirreligiosa e multicultural. Cabe a nós questionar-nos sobre o progresso teórico e a utilização prática destes novos instrumentos de comunicação e conhecimento. As suas grandes possibilidades de bem são acompanhadas pelo risco de que tudo se transforme em um cálculo abstrato que reduz as pessoas a dados, o pensamento a um esquema, a experiência a um caso, o bem ao lucro, com o risco sobretudo de que se acabe por negar a singularidade de cada pessoa e da sua história, dissolvendo a realidade concreta numa série de dados estatísticos".

"Não é aceitável que a utilização da inteligência artificial conduza a um pensamento anônimo, a uma montagem de dados não certificados, a uma desresponsabilização editorial coletiva. A representação da realidade por big data (grandes dados), embora funcional para a gestão das máquinas, implica na realidade uma perda substancial da verdade das coisas, o que dificulta a comunicação interpessoal e corre o risco de danificar a nossa própria humanidade. A informação não pode ser separada da relação existencial: implica o corpo, o situar-se na realidade; pede para correlacionar não apenas dados, mas experiências; exige o rosto, o olhar, a compaixão e ainda a partilha."

A este propósito, Francisco pensa "na narração das guerras e naquela «guerra paralela» que se trava através de campanhas de desinformação". "Penso em tantos repórteres que ficam feridos ou morrem no local em efervescência para nos permitir ver o que viram os olhos deles. Pois só tocando pessoalmente o sofrimento das crianças, das mulheres e dos homens é que poderemos compreender o caráter absurdo das guerras", escreve ainda o Papa.

"A utilização da inteligência artificial poderá proporcionar uma contribuição positiva no âmbito da comunicação, se não anular o papel do jornalismo no local, antes pelo contrário se o apoiar; se valorizar o profissionalismo da comunicação, responsabilizando cada comunicador; se devolver a cada ser humano o papel de sujeito, com capacidade crítica, da própria comunicação", ressalta o Pontífice.
Construir novas castas baseadas no domínio informativo

Segundo o Papa, "a inteligência artificial acabará por construir novas castas baseadas no domínio informativo, gerando novas formas de exploração e desigualdade ou se, pelo contrário, trará mais igualdade, promovendo uma informação correta e uma maior consciência da transição de época que estamos atravessando, favorecendo a escuta das múltiplas carências das pessoas e dos povos, num sistema de informação articulado e pluralista. De um lado, vemos assomar o espectro de uma nova escravidão, do outro uma conquista de liberdade; de um lado, a possibilidade de que uns poucos condicionem o pensamento de todos, do outro a possibilidade de que todos participem na elaboração do pensamento".

“A resposta não está escrita; depende de nós. Compete ao homem decidir se há de tornar-se alimento para os algoritmos ou nutrir o seu coração de liberdade, sem a qual não se cresce na sabedoria.”

Esta sabedoria amadurece valorizando o tempo e abraçando as vulnerabilidades. Cresce na aliança entre as gerações, entre quem tem memória do passado e quem tem visão de futuro", conclui Francisco.

Conferir: Vastican News

segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Convite do Nosso Futuro Pároco


No Próximo dia 30 de Janeiro do ano da Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, às 19:00 horas, na cidade de Ilhéus-Bahia, na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, Dom Giovanni Crippa, Bispo Diocesano, dará Posse Canônica como Pároco ao Revmo. Padre Gilvan Ivo, Presbítero nesta Diocese. Todos estão devidamente Convidados.

O Padre Gilvan estava como Reitor do Seminário Propedêutico São Jorge dos Ilhéus nomeado para esta função no dia 30 de dezembro de 2021, antes foi Pároco na Paróquia Nossa Senhora das Graças em Wenceslau Guimarães; também foi Pároco na Paróquia Nossa Senhora da Assunção em Camamu no Período de 2005/2006